sábado, 25 de abril de 2015

13 coisas que pessoas mentalmente fortes NÃO fazem


Como evitar as armadilhas que podem impedi-lo de alcançar seu pleno potencial.

Muitas vezes ouvimos conselhos como: "Pense positivo e as coisas boas vão acontecer", ou, "Faça o seu melhor e, consequentemente, as coisas vão funcionar." Embora essas frases bem intencionadas tenham algum mérito, elas não irão ajudá-lo a alcançar seus objetivos se você estiver simultaneamente implicado com comportamentos doentios. Reconhecer e substituir os pensamentos, comportamentos e sentimentos não-saudáveis que podem estar sabotando seus esforços é a chave para a construção de força mental.
Tente comparar força mental com força física. Enquanto um fisiculturista mantém seu físico com bons hábitos, como ir para a academia, é igualmente importante para ele se livrar de hábitos não-saudáveis, como comer junk food. Um regime de exercícios não vai ser eficaz na construção muscular magra, a menos que hábitos alimentares pouco saudáveis também sejam eliminados.

Da mesma forma, a construção de músculo mental requer trabalho duro, dedicação e exercício. Além de adotar hábitos saudáveis, evitar hábitos não-saudáveis - como pensamentos negativos, hábitos improdutivos e emoções autodestrutivas -  também é essencial.

Se você está trabalhando para se tornar um pai mais paciente ou está se esforçando para se tornar um atleta de elite, a construção de força mental irá ajudá-lo a alcançar seus objetivos. Aprenda a identificar as armadilhas comuns que você está propenso a cair, e exercícios práticos que ajudarão você a se tornar o melhor de si.

  • 1. Perder Tempo Sentindo pena de si mesmas


Muitos dos problemas e tristezas da vida são inevitáveis, mas sentir pena de si mesmo é uma escolha. Se você está lutando para pagar suas contas ou está lidando com problemas de saúde inexplicáveis, entregar-se à auto-piedade não irá resolver os seus problemas. Se você estiver propenso a sentir pena de si mesmo quando as coisas vão mal, treine a sua mente para trocar a auto-piedade por gratidão. Pessoas fortes mentalmente não perdem seu tempo e energia pensando sobre o problema, em vez disso, concentram-se na criação de uma solução.

  • 2. Dar o Poder aos Outros


Pode ser muito tentador culpar outras pessoas pelos nossos problemas e circunstâncias. Pensando coisas como: "Minha madrasta me faz sentir mal sobre mim mesmo", dá aos outros o poder sobre nós. Tome de volta o seu poder ao aceitar a plena responsabilidade pela forma como você pensa, sente e se comporta. Responsabilizar-se e criar o tipo de vida que você quer viver é um componente essencial para a construção de força mental.

  • 3. Ter Medo da Mudança


Apesar de se sentirmos mais seguros quando ficamos dentro de nossas zonas de conforto, evitar novos desafios é um dos maiores obstáculos para vivermos uma vida plena e rica. Aprender a reconhecer quando você evita a mudança por causa do desconforto que sente ao fazer algo novo pode ser o primeiro passo de uma longa jornada em direção a uma vida melhor. Quanto mais você praticar a tolerância aos sentimentos desconfortáveis associados à mudança - quando, por exemplo, ao assumir um novo emprego ou deixar um relacionamento não-saudável - mais confiante na sua capacidade de criar o seu futuro você vai ficar.

  • 4. Gastar Energia em Coisas que Elas não podem Controlar


Muitas vezes nos preocupamos com as coisas erradas. Ao invés de focar na preparação para a tempestade, desperdiçamos energia desejando que a tempestade não venha. Se investíssemos essa mesma energia para as coisas que podemos controlar, estaríamos muito mais preparados para o que a vida joga em nosso caminho. Preste atenção aos momentos em que você está tentado a se preocupar com algo que você não pode controlar - como as escolhas que outras pessoas fazem ou como o seu concorrente se comporta - e dedique essa energia em algo mais produtivo.

  • 5. Se Preocupar em Agradar os Outros


Um monte de gente diz: "Eu não me importo com o que os outros pensam", mas muitas vezes isso é um mecanismo de defesa destinado a protegê-las do sofrimento e da dor associada com a rejeição. Pessoas que vivem para agradar vêm em todas as formas. Às vezes você pode identificá-la a um quilômetro de distância, mas em alguns casos o medo de desagradar os outros está profundamente enraizado. Fazer e dizer coisas que podem não ser atendidas com solicitude exige coragem, mas viver uma vida autêntica exige que você viva de acordo com os seus valores, mesmo quando as suas escolhas não são populares.

  • 6. Medo de Assumir Riscos Calculados


Fazemos dezenas - senão centenas - de escolhas todos os dias com muita pouca consideração aos riscos que estamos tomando. Se optamos por usar um capacete em um passeio de bicicleta, ou decidimos tomar um empréstimo, geralmente sustentamos nossas escolhas em nossas emoções, e não no verdadeiro nível de risco. Tomar decisões com base no seu nível de medo não é uma maneira exata para calcular o risco. As emoções são muitas vezes irracionais e pouco confiáveis. Você não vai conseguir ser extraordinário sem correr riscos; e aprender a calcular com precisão o risco vai garantir que você faça as melhores escolhas.

  • 7. Debruçar Sobre o Passado


Refletir sobre o passado e aprender com ele é uma parte útil da construção de força mental, mas ruminá-lo pode ser prejudicial. Fazer as pazes com o passado para que você possa viver para o presente e planejar o futuro pode ser difícil, especialmente se você já passou por uma série de infortúnios, mas é um passo necessário para tornar-se o melhor de si.

  • 8. Repetir os Mesmos Erros De Sempre


Seria bom que ao aprender o suficiente de cada erro, ficássemos imunes para nunca mais repetir o mesmo erro. Mas a realidade é que estamos propensos a repetir os mesmos erros, às vezes. Aprender com os nossos erros exige humildade e uma vontade de procurar novas estratégias para se tornar melhor. Pessoas mentalmente fortes não escondem seus erros, ou dão desculpas para eles. Em vez disso, eles transformam seus erros em oportunidades de auto-crescimento.

  • 9. Se Ressentem pelo Sucesso dos Outros


Ver um colega de trabalho receber uma promoção, ou ouvir um amigo falar sobre suas realizações, pode provocar sentimentos de inveja. Mas se ressentir pelo sucesso de outras pessoas só vai interferir na sua capacidade de atingir seus objetivos. Quando você está seguro em nossa própria definição de sucesso, você vai parar de invejar outras pessoas para se empenhar em alcançar os seus sonhos.

  • 10. Desistem Depois de um Insucesso


É normal se sentir envergonhado, desanimado, e francamente derrotado quando suas primeiras tentativas não funcionam. Desde a infância nos ensinam que o fracasso é ruim, mas é quase impossível ter sucesso sem nunca falhar. Pessoas mentalmente fortes veem o fracasso como prova de que eles estão se empenhando até o limite em seus esforços para alcançar seu pleno potencial.

  • 11. Medo de Ficarem Sozinhas


No mundo rápido de hoje ter um pouco de tempo em silêncio, muitas vezes, demanda um grande esforço. Muitas pessoas evitam o silêncio e a solidão, porque se sentem desconfortáveis com a falta de atividade. Mas um tempo para si mesmo é um componente essencial para a construção de força mental. Pessoas mentalmente fortes criam oportunidades para ficarem a sós com seus pensamentos, refletir sobre o seu progresso, e criar metas para o futuro.

  • 12. Sentir que o Mundo Não lhes Deve Nada


É fácil ser pego em um sentimento de direito sobre nossa sorte. Mas esperar que o mundo - ou as pessoas nele - lhe deem o que você acha que estamos em dívida não é uma estratégia de vida útil. Se você estiver ocupado tentando tirar o que acha que merece, então você não terá tempo para se concentrar em tudo o que você tem para dar. E todo mundo tem dons que podem ser compartilhados, independentemente de estarem ou não "quites" com a vida.

  • 13. Esperar Resultados Imediatos


Não seria bom se tudo na vida pudesse acontecer com o toque de um botão? Nós geralmente crescemos tão acostumados com nosso mundo "sem linhas, sem espera", que nossos cérebros começam a acreditar que tudo deve acontecer instantaneamente. Mas o auto-crescimento se desenvolve mais em ritmo de um caracol, do que na velocidade da luz. Se você estiver tentando perder peso ou desenvolver uma atitude mais graciosa, lentidão e constância vencerão a corrida e esperar resultados imediatos só irão levar você à decepção. Pessoas mentalmente fortes sabem que a verdadeira mudança leva tempo e, por isto, elas estão predispostas a trabalharem duro para ver os resultados.

A boa notícia é que todo mundo tem a capacidade de construir força mental. Mas, para isso, você precisa desenvolver a auto-consciência sobre os pensamentos, comportamentos e sentimentos auto-destrutivos que o impedem de alcançar seu pleno potencial. Depois de reconhecer as áreas que precisam ser trabalhadas, o comprometimento com os exercícios de força mental o ajudarão a criar hábitos mais saudáveis e a construir os ´´músculos mentais´´.

Fonte: http://www.amymorinlcsw.com/mentally-strong-people/
(www.psiconlinews.com)


Fraternos Abraços





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grata pelo contato.
Responderei brevemente.
Fraternos Abraços

x

Em que posso ajudar?

Grata pelo seu contato. Responderei em breve.