domingo, 16 de dezembro de 2012

Ação X Resultado


É possível fazer uma ação sem visar um resultado? Karmayoga significa que eu simplesmente ajo, sem me preocupar com as conseqüências da minha ação? Agir e não se preocupar com o resultado parece irresponsável. Mais ainda, eu estaria vivendo uma falsa espontaneidade, um sonho "espiritual" idealista; pois cada ação que eu faço - desede tomar banho até ler um livro - é motivada por uma inteção. Eu tomo banho porque quero ficar limpo; eu leio porque quero aprender. Cada ação é uma causa que é iniciada porque seu efeito é desejado por mim. Será possível agir sem desejar o efeito? O que realmente significa "agir mas não estar apegado ao resultado"?
Nós vivemos num universo multidimensional. Uma ação não é um evento linear. Muitos fatores contribuem para os resultados de uma ação. Eu entro no meu carro para ir a algum lugar com a intenção de chegar lá, entretanto há vários fatores que podem impedir minha chegada: um pneu furado, um engarrafamento, um acidente. Tudo isso está fora do meu controle, e então o resultado de uma ação nem sempre está de acordo com o meu desejo. Eu começo a dirigir, mas eu posso ser surpreendido por um engarrafamento de duas horas na estrada. Eu posso sentar no carro e encolerizar-me, ou posso aceitar o fato de que esse evento não-previsto está além do meu controle e relaxar e esperar.
Uma mente que reage a situações que estão além do seu controle cria resistência e tensão, enquanto uma mente que aceita é uma mente calma, uma mente tranqüila, uma mente com a qual é uma alegria de viver, uma aliada que torna a jornada da vida um prazer. Desenvolver uma atitude que promova uma mente calma e tranqüila é essencial para o sucesso da viagem.
Na Bhagavadgīta, o Senhor Kŗşņa diz a Arjuna que ele pode escolher uma ação que ele deseje fazer, mas o resultado vem do Senhor e é dependente de diversos fatores que estão em ação. Se o resultado vem como previsto, seja grato pois todos os eventos seguiram uma linha que levou ao sucesso na conclusão da ação. Se o resultado não frutificou como desejado, aceite alegremente o fato de que aquele resultado está além de seu controle. com essa atitude a mente permanecerá calma e em paz. Isto é Karmayoga, uma atitude que permite a uma pessoa viver consigo mesma feliz em todas as situações.


(Tirado da revista Vedānta "Mananam", publicada pela Chinmaya Mission, Califórnia, Estados Unidos, Janeiro de 1982. Tradução de Manoel Ferreira)

Namastê

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grata pelo contato.
Responderei brevemente.
Fraternos Abraços

x

Em que posso ajudar?

Grata pelo seu contato. Responderei em breve.