quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

4 Dicas para melhorar a sua memória



 
Com o passar da idade existe cada vez maior propensão para começar a ter problemas de memória. Temos tendência para  encarar a memória como algo estático, que não se altera, mas na verdade, assim como podemos treinar e melhorar algumas das nossas capacidades, também em relação à memória se pode aplicar o mesmo.
Podemos dividir a memória em dois tipos distintos: a memória de curto prazo e a memória de longo prazo. A memória de curto prazo é o tipo de memória que o nosso cérebro usa para armazenar pequenos pedaços de informação que precisamos no imediato, como o nome de alguém que encontramos pela primeira vez, por exemplo. A memória de longo prazo é usada para as situações que não precisamos de lembrar naquele instante. Por exemplo, quando estudamos para um teste ou exame, estamos a trabalhar a memória de longo prazo. Um momento memorável das nossas vidas, eventos com a família ou amigos e outros tipos semelhantes de situações também ficam armazenados na memória de longo prazo.
Mas como podemos melhorar a nossa memória. Continue a ler e descubra 4 dicas que o vão ajudar.





  1. Mantenha a sua memória bem organizada – O nosso cérebro gosta de ter a informação bem organizada. Já reparou que fazemos tudo com base numa organização definida? Os livros têm capítulos, marcar matérias importantes é um método de estudo aconselhado, os documentos são guardados em pastas, por exemplo. Tudo isto para que seja mais simples para acedermos ao que queremos. Ao organizar cuidadosamente aquilo que precisa de memorizar vai ajudar o seu cérebro a codificar melhor a informação que recebe.
  2. Alie a memória aos seus sentidos – Quantos mais sentidos envolver no processo de codificação da sua memória, mais forte essa mesma memória irá ficar. Quem nunca se lembrou das memórias de infância ao sentir o cheirinho da comida da mãe? Associe cheiros, sabores, sons a determinadas memórias para lhes aceder mais facilmente.
  3. Mantenha-se focado no que está a fazer – Embora muitas pessoas sejam da opinião que é eficaz fazer diversas tarefas ao mesmo tempo ( o chamado “multi-tasking”), a verdade é que esta não é a melhor forma de memorizar ou exercitar a sua memória. Mantenha-se focado na tarefa que tem perante si, pois o seu cérebro precisa de tempo para codificar a informação corretamente. Se precisa de memorizar algo importante, então evite fazer várias tarefas ao mesmo tempo.
  4. Memorize por repetição – Uma das melhores formas de estimular a memória e torná-la mais forte é através da repetição. Esta é uma técnica que costuma funcionar bem com a maioria das pessoas e é muito popular entre os estudantes. Ao repetir várias vezes a mesma informação vai estar sempre a reaprender e a manter a memória viva. Contudo, pode permanecer apenas por pouco tempo na memória se não for feita uma repetição contínua.
Estas são apenas algumas estratégias para conseguir melhorar a memória. Experimente e vai ver que resultam!
(fonte:Vida de Qualidade)

Fraternos Abraços 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grata pelo contato.
Responderei brevemente.
Fraternos Abraços

x

Em que posso ajudar?

Grata pelo seu contato. Responderei em breve.