quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

Sucos naturais


Podemos definir os sucos como um extrato de frutas sendo uma excelente forma de hidratação e fornecimento de vitaminas e minerais,principalmente no verão,estação do ano em que aumentamos a sudorese e precisamos repor a água e os sais minerais perdidos pelo suor.

Os sucos podem ser classificados como naturais ou industrializados e podem ser concentrados ou já diluídos.Os sucos naturais de frutas podem ser considerados melhores nutricionalmente uma vez que fornecem mais fibras quando não coamos o conteúdo,por exemplo,suco de abacaxi,mamão,maçã,morango,entre outras. 
 Muitas pessoas evitam tomar suco de frutas por achar que são ricos em calorias. Os sucos não devem ser evitados, dentro de um processo de reeducação alimentar devemos priorizar o consumo de nutrientes como fibras, vitaminas e minerais e não apenas o conteúdo calórico. 

Podemos consumir os sucos no café da manhã ou nos lanches intermediários intercalando com o consumo da fruta in natura.Devemos apenas evitar a alta ingestão de sucos,assim como de qualquer liquido,durante as refeições principais de almoço e jantar,pois podem atrapalhar a digestão e a absorção de nutrientes.Já uma pequena quantidade de suco rico em vitamina C ajuda na absorção do ferro presente em alimentos de origem vegetal como o feijão. 

Atualmente pela praticidade temos nos supermercados os sucos de caixinha,porém a grande diferença entre os sucos industrializados e os sucos naturais está no conteúdo de fibras e calorias uma vez que os industrializados possuem mais água e açúcar e menos fruta na sua composição.Assim,o ideal é preparar os sucos em casa com a fruta natural e diluída em água ou água de coco,excelente para hidratação e reposição hidroeletrolitica, principalmente de potássio. 

Com relação ao conteúdo de vitaminas os sucos industrializados possuem menos vitaminas do que os naturais.A vitamina C,por exemplo,presente no suco de laranja,goiaba ou morango sofre oxidação em torno de 30 minutos.A extração do suco em centrifuga ou liquidificador não altera a quantidade de vitaminas se consumido na hora do preparo.O importante é não coar os sucos para conservarmos as fibras e todas as vitaminas e 
minerais. 

Uma boa opção para uma dieta saudável é a mistura de frutas com vegetais (couve,salsão, cenoura,beterraba,erva doce) e condimentos/ervas (gengibre,canela,hortelã,manjericão, salsinha) que aumentam o fornecimento de nutrientes antioxidantes,vitaminas diversas e minerais com propriedades de detoxificação do fígado,melhorando o processo de perda de peso. 

Estes sucos reúnem vários nutrientes importantes para manutenção do metabolismo.Um exemplo:suco de laranja,maçã,cenoura,couve e gengibre.A laranja possui vitamina C, importante agente antioxidante,enquanto a maçã fornece fibras solúveis que auxiliam no funcionamento intestinal e na diminuição da absorção de colesterol.A cenoura é rica em betacaroteno excelente para prevenção do envelhecimento precoce e diminuição do risco de câncer.A couve possui cálcio de fonte vegetal,excelente para a saúde óssea e muscular,além disso,por conter enxofre auxilia na limpeza do fígado.Por fim,o gengibre é um excelente termogênico aumentando o gasto energético. 

Assim podemos dizer que os sucos de frutas com vegetais seria uma excelente opção de consumo fornecendo maior teor de nutrientes e auxiliando na hidratação e reposição de eletrólitos para o verão que vem já está chegando. 

(Texto elaborado com a colaboração da nutricionista Karina Valentim da PB Consultoria em Nutrição/Por Patricia Bertolucci)/(www.minhavida.com.br)

Fraternos Abraços

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grata pelo contato.
Responderei brevemente.
Fraternos Abraços

x

Em que posso ajudar?

Grata pelo seu contato. Responderei em breve.