sábado, 12 de janeiro de 2013

Como driblar a ansiedade para emegrecer


A ansiedade é muitas vezes a principal vilã num processo de emagrecimento, em dietas e exercícios. A ansiedade gera compulsão, seja por comida, por compras ou qualquer outro vício.
Segundo a Wikipédia, a ansiedade é uma característica biológica do ser humano, marcada por sensações corporais desegradáveis, tais como sensação de vazio no estômago, coração com batimentos rápidos, medo intenso, apertos no tórax e transpiração, entre outras causas.
Por mais programas que existam para controlar a ansiedade para emagrecer, cada um deve identificar a causa da sua ansiedade, a sua origem, para então poder combatê-la e para isso vale muito a ajuda de profissionais.
De qualquer forma, ter conhecimentos nunca é de mais. Nas compulsões alimentares, observam-se bons resultados com a suspensão temporária do consumo de carbohidratos, ou seja, de açúcares. Porém, isso deverá ser supervisionado por um nutricionista de confiança.
A melhor maneira de se evitar ou controlar a gula é fazer pequenas mudanças na alimentação que irão provocar efeitos significativos no processo de emagrecimento. Em regra, quanto mais comemos alimentos ricos em açúcares com altos níveis de glicémia (como doces ou pães), mais gulosos e “carentes” de doces ficamos. Isto deve-se a uma relação química existente entre a insulina (produzida pelo pancreas) e a seratonina. Mas isso é para os médicos, Com uma boa reeducação alimentar, a vida vai tornar-se muito mais saudável e vivê-la de forma menos ansiosa, podendo mesmo chegando a libertar-se da gula.
Com a sugestão de reduzir o consumo de açúcares, procure uma dieta de baixo nível glicémico, que não corta nos carbohidratos, mas apenas os reduz, ensinando o organismo a fazer trocas “espertas”, trocando carbohidratos maus pelos bons, como os presentes nas frutas e alimentos integrais.
Como existem variadas opções, lembre-se de algumas dicas e verifique o que melhor combina com a sua rotina.

dicas para emagrecer sem ansiedade

  • - Engane a gula: extraído de algas vermelhas, o ágar-ágar, misturado com água, ganha a consistência de uma gelatina que aumenta seis vezes de volume, ocupando um grnade espaço no estômago e, assim, ficamos com a sensação de saciedade que surge mais rapidamente.
  • - Encolha o estômago – O glucomannan é uma fibra vegetal que funciona como o ágar-ágar, mas ocupa um espaço maior no estômago. Em contato com a água, é transformado num gel que aumenta de oito a 12 vezes de volume, envolvendo, também, as partículas dos alimentos ingeridos, formando um tipo de revestimento que retarda a digestão. Isso faz com que a fome demore mais para dar sinal. Esta é a opinião de alguns homeopatas.
  • - Inspire aromas: Os óleos essenciais de lavanda e bergamota têm substâncias calmantes e antidepressivas, que aliviam a ansiedade, funcionando como um gatilho da compulsão.
  • - Apenas respire: As pessoas ansiosas costumam respirar mais rápido. Esse ritmo acarreta mais ansiedade e, assim, maior compulsão. Fazer o ciclo completo ajuda acalmar a mente e a compulsão diante de um prato de comida. Como fazer? Em pé, eleve os braços estendidos diante do corpo. Abra-os para as laterais, tirando os calcanhares do chão até ficar na ponta dos pés. Volte à posição inicial e repita nove vezes.
Fraternos Abraços

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grata pelo contato.
Responderei brevemente.
Fraternos Abraços

x

Em que posso ajudar?

Grata pelo seu contato. Responderei em breve.