terça-feira, 24 de setembro de 2013

11 alimentos para reduzir o colesterol alto

O colesterol alto é um dos grandes vilões da vida moderna. 
Os níveis elevados de gordura no sangue está associado a diversas doenças,como infarto do miocárdio,AVC,depressão e até impotência sexual
Os maus hábitos alimentares,sedentarismo,estresse e o fácil acesso a comidas de pouco valor nutricional são apenas alguns fatores que contribuem para o aumento do colesterol. 
Nesse sentido,a dieta desempenha um papel importante no controle dos níveis de ácidos graxos no sangue. 
Se você sofre de colesterol alto ou quer evitar a condição,leia nossas dicas de alimentos que você deve incluir em sua dieta.


1. Salmão. Este e outros peixes gordurosos são ricos em ômega-3 e ômega-6, ácidos graxos importantes na redução do colesterol e dos níveis de triglicérides no sangue. 

ômega-3 colesterol2. Aveia. Este cereal é rico em betaglucana,uma fibra solúvel que inibe a absorção do colesterol proveniente da dieta,além de promover saciedade,reduzir os níveis de glicemia no sangue e retardar o esvaziamento gástrico. Além disso,a aveia aumenta a proporção de HDL,conhecido como "colesterol bom".

3. Berinjela. A casca da berinjela é rica em antocianinas,um antioxidante que reduz o colesterol e aumenta a fração de HDL no sangue.Além disso,a berinjela é rica em fibras,que reduzem a absorção de colesterol na dieta.Use-a em saladas e até em sucos.

4. Uva. Essa fruta é rica em resveratrol,um antioxidante que ajuda na redução do colesterol e inibe a agregação de plaquetas,evitando a formação de coágulos no sangue.Além disso,a uva aumenta a proporção de HDL.

chocolate amargo5. Chocolate amargo. Essa iguaria é rica em flavonoides,substâncias que reduzem o LDL,chamado de mau colesterol.A ingestão de cerca de 30 gramas por dia fornece as quantidades suficientes de flavonoides necessárias para o corpo. 

6. Azeite de oliva. Este óleo é rico em ácidos graxos insaturados,como o ácido oleico, que regula as taxas de colesterol e de glicemia no sangue.Além disso,o azeite de oliva é rico em vitamina E,um antioxidante que protege contra doenças cardíacas e o desgaste e envelhecimento celular. 

7. Sementes oleaginosas. Essa classe inclui as nozes,castanhas e amêndoas.Elas são ricas em gorduras que combatem os altos níveis de colesterol,além de serem ricas em vitaminas e proteínas.A arginina presente nas sementes é um importante vasodilatador,reduzindo os riscos de doenças do coração. 

8. Alho. O alho é rico em saponinas,que reduzem o colesterol.Além disso,o alho tem propriedades antibacterianas e vasodilatadoras,reduzindo a pressão alta nos membros periféricos. 

frutas vermelhas colesterol9. Quiabo.O quiabo,assim como a berinjela,é rico em fibras solúveis que reduzem o colesterol total.Além disso,estudos revelam que o quiabo reduz a taxa de glicose no sangue,reduzindo o risco de desenvolvimento de diabetes,doença comumente associada ao colesterol alto. 

10. Frutas vermelhas.Frutas como morango,amora e framboesa são ricas em antioxidantes que combatem o colesterol e protegem contra doenças cardíacas.Além disso,elas são ricas em fibras que reduzem a absorção de glicose e colesterol.Para completar,as frutas vermelhas são ricas em vitaminas e têm poucas calorias. 

sementes ômega 311. Linhaça.A semente de linhaça é rica em ômega-3,ácido graxo que reduz o colesterol total e de LDL do sangue. Ingira a linhaça moída ou triturada,uma vez que a sua casca é resistente à digestão pelo suco gástrico.

 (fonte:www.criasaude.com.br)




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