quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

Benefícios do Brócolis



Brócolis
Quando o assunto é alimentação saudável, os brócolis logo nos vêm à cabeça. Tem muita gente que detesta o vegetal, principalmente as crianças. Mas vale a pena colocá-lo no prato pelo menos algumas vezes na semana, devido às suas propriedades funcionais. Assim como outros vegetais com cor verde escura, o brócolis é ótimo para a saúde. Ele contém diversos nutrientes, como vitaminas e sais minerais, além de substâncias antioxidantes, que retardam o envelhecimento celular.

Nutrientes do Brócolis

O brócolis é considerado como um alimento nutracêutico, porque possui diversos nutrientes essenciais para o nosso organismo. Veja a lista de componentes benéficos:

Brócolis: por que ele faz bem para a saúde
  • Vitamina C;
  • Vitamina A;
  • Proteínas;
  • Cálcio;
  •                                                                             E ferro.
O vegetal contém ainda substâncias que não entram para a categoria dos nutrientes, mas que também trazem benefícios para a saúde, como:
  • Isoticianatos, que induzem a produção de enzimas protetoras;
  • Indóis, que desativam os estrógenos;
  • Luteína, que protege a retina e auxilia na prevenção de alguns tipos de câncer;
  • Zeaxantina, um antioxidante potente que também atua na prevenção de problemas de visão.
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Propriedades Medicinais

Por causa dessas substâncias, o consumo do brócolis está diretamente relacionado à prevenção de diversos tipo de câncer, sobretudo o de bexiga. Por ser rico em cálcio, o vegetal também pode retardar os efeitos da osteoporose e fortalecer os ossos. A vitamina C fortalece as defesas do organismo e as substâncias antioxidantes combatem os radicais livres.

Como Consumir

O brócolis geralmente é cozido em água e utilizado no preparo de saladas. Mas existem outras formas de se consumir o vegetal para variar o cardápio. Para disfarçar o sabor marcante, é possível picar o brócolis em pequenos pedaços e cozinhar juntamente com o arroz. O vegetal também pode ser utilizado no preparo de sucos, batido com laranja ou abacaxi. Para potencializar a absorção de nutrientes, uma boa dica é temperar as saladas com azeite e limão. Outra sugestão é cozinhá-lo no vapor, para que fique mais verdinho e não perca suas substâncias ativas.
(fonte:Receita Natural)

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