quinta-feira, 20 de junho de 2013

Alimentos ricos em antioxidantes


Já faz algum tempo que os antioxidantes estão em voga quando o assunto é alimentação saudável.Os estudos,nessa área,não param de chegar a resultados importantes para a saúde humana.Hoje se sabe que os alimentos  estão fortemente relacionados à prevenção de doenças e as grandes responsáveis por esse efeito benéfico são as substâncias antioxidantes. Entenda melhor como elas funcionam em nosso corpo e quais alimentos podem combater os radicais livres.

Para Que Servem os Antioxidantes?

A oxidação é um processo natural, que ocorre em todos os seres vivos.Ele é o principal responsável pelo envelhecimento gradual das células ao longo da vida e consequente enfraquecimento das funções do organismo.Porém,esse processo está cada vez mais acelerado,porque os radicais livres,que levam à oxidação celular,também são encontrados em grandes quantidades no meio em que vivemos,devido aos problemas ambientais.


Nas últimas décadas, os pesquisadores observaram que essa aceleração do envelhecimento celular poderiam desencadear diversas doenças, sobretudo alguns tipos de câncer. Porém, certas substâncias encontradas em alimentos naturais são capazes de neutralizar a ação dos radicais livres e retardar o processo de oxidação. Em outras palavras, os antioxidantes funcionam como um freio para o envelhecimento precoce das células.

Os Alimentos Benéficos:

Depois de conhecer o funcionamento dos antioxidantes,é hora de saber quais são as fontes alimentares dessas substâncias.Veja a lista:
  • Ácido Fenólico – cenoura,tomate,berinjela,pimentão,frutas cítricas,couve,brócolis e cereja;
  • Isoflavonas – soja e seus derivados;
  • Flavonoides – salsa, nozes, água de coco,pepino,soja,cereja e uva;
  • Carotenoides – abóbora,melão,pêssego,acelga,espinafre,pimentão,laranja, imão, mamão,nectarina e milho;
  • Taninos – chás derivados da camellia sinensis,maçã,manjericão, álvia,vinho tinto, caju e manga.

Esses alimentos ajudam na prevenção de tumores,melhoram as funções cardíacas,ajudam no controle do colesterol,além de outro benefício.Uma boa dica é sempre seguir uma dieta colorida,com frutas,verduras,legumes e cereais diversos.
Assim você consegue aproveitar as propriedades das substâncias antioxidantes.
(fonte:Receita Natural)

Fraternos Abraços

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grata pelo contato.
Responderei brevemente.
Fraternos Abraços

x

Em que posso ajudar?

Grata pelo seu contato. Responderei em breve.