terça-feira, 27 de agosto de 2013

A Força Da Auto-Estima



A sociedade ocidental tende a valorizar,muitas vezes,a posse de bens materiais como razão para se possuir a felicidade e a aceitação. 
Estes representam valores externos que se associam à ilusão de se possuir estima pessoal.

Possuir bens materiais,no entanto,não possui correlação com o “interior” do ser humano,ou seja,com o seu verdadeiro Eu. 

A educação ocidental prioriza o ter e os indivíduos não se apercebem do seu compromisso com o crescimento espiritual nem do seu propósito de vida.

A posse de bens materiais,mesmo importante,muitas vezes é utilizada para se obter a aprovação,superar e dominar o outro,não correspondendo,na maioria das vezes,a conseqüência natural do progresso pessoal.

O bem material uma vez obtido,com o tempo,perde o seu encanto e logo é substituído pelo desejo de se obter um novo bem. 

Muitas vezes o objetivo é o “desafio” de poder ter o bem material e não a sua posse,efetivamente.

Contrariamente,o prazer da busca por auto-estima advém em se conseguir conquistá-la e quanto mais felicidade se obtém,maior a estima pessoal. 

A auto-estima não se compra,ela faz parte de um processo a ser vivido e não um bem material a ser adquirido. Não possuir estima pessoal é viver insatisfeito com tudo.

A busca por melhoria na qualidade de vida deveria ser vista como natural. 

O problema reside na necessidade de se “ter” e de “competir” como forma de se auto-afirmar e estimular a vaidade,o que causa frustrações e descontentamentos.

Deve-se procurar,então,rever as expectativas impostas pela sociedade e a exigência de que se tenha um comportamento que nem sempre pode ser assumido por não representar os valores e as necessidades que se têm no coração.

Torna-se necessário,então,o aprimoramento da conscientização interior,da harmonia,do equilíbrio e da expressão do amor incondicional,existente em cada um de nós e que corresponde ao o objetivo para que haja a auto-estima. 

Você é responsável pelos sentimentos em relação a si próprio,pela capacidade de compreender as coisas e pelo seu aprimoramento constante.

Contrariar esse processo é conviver com desajustes que o levarão,em última instância,às enfermidades.

Possuir auto-estima é ter posse de si e se dar força,é saber que apesar das adversidades se pode ter força suficiente e condições para enfrentá-las da melhor forma possível tendo uma vida mais feliz!
E,então,lembre-se: 

Você precisa gostar em primeiro lugar de VOCÊ,não se preocupar com o que os outros pensam ao seu respeito e ... Esteja do seu lado!!!

Se necessário busque ajuda para se autoconhecer,para mudar e ser feliz!

(Por Margarita Baxauli Moscardo)

Saudações Fraternais

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grata pelo contato.
Responderei brevemente.
Fraternos Abraços

x

Em que posso ajudar?

Grata pelo seu contato. Responderei em breve.