terça-feira, 10 de setembro de 2013

Mecanismos Emocional

Reeducar Para a Felicidade


Os que buscam a Felicidade no vício,na vaidade ou na desordem,terão que começar por endereçar suas vidas para o caminho do dever e da virtude.
Quero ajudar aos de boa vontade que,apesar de caminharem pela estrada verdadeira,não são felizes como deveriam ser,por não saberem manejar convenientemente os MECANISMOS PSÍQUICOS que dariam unidade e plenitude de vida no momento presente.



Uns não possuem nitidez e precisão naquilo que percebem pelos sentidos;não percebem com exatidão o que vêem ou fazem;não deixam entrar em si a paz e alegria das sensações conscientes,nem do prezer estético.Outros,por excessivas propensão 'a fadiga,ou por divagação mental,não conseguem repouso e profundidade em seus pensamentos,carecendo do prazer e da eficiência que um trabalho MENTAL ORDENADO lhes daria.
A outros domina a indecisão e a inconstância:não sabem utilizar a FORÇA IMENSA de sua VONTADE.



Finalmente,muitíssimos outros sentem antipatias e repugnâncias,atrações e inclinações que dominam ou arrastam para além do dever.Ou têm tristezas,temores ou desgostos exagerados.O Mecanismo Emocional falha.
Este cansaço,debilidade ou mal estar não são mera imaginação do cliente.São uma enfermidade real e penosa,não sendo porém primordialmente orgânica e sim psíquica ou psicossomática.

Algumas moléstias psíquicas ou psicossomáticas:Sintomas:

SOMÁTICOS:Capacete de calor,peso ou dor na testa ou na cabeça;tensão muscular com pouco ou nenhum relaxamento,nervosismo na vigília e ao querer dormir,despertar duramte a noite com impossibilidade de conciliar o sono,sensação de cansaço e ameaça de vertigem,rubor exagerado e sem motivo,dificuldade de falar em público,hipersensibilidade auditiva,transtornos respiratórios,digestão,circulação,etc.

PSÍQUICOS:
Nas imagens ou idéias:
Idéias fixas (em geral deprimentes):
De desânimo,escrupulo,perseguição,temor,preocupações,etc.

Correntes de idéias (sem freio) para detê-las ou canalizá-las:
Impressões do dia que passam pela mente como num filme,distrações contínuas,dificuldade em fixar a atenção,diminuição ou perda da memória.



Na Consciência (psicológica não moral):
Falta de objetividade,de nitidez de consciência e de respostas adequadas 'as impressões.
A vítima sai da realidade e da sociedade,engolfando-se em seu egocentrismo.
Não vive nem goza o Presente;não atende nem se dá conta clara do que vê ou ouve.Vive no passado ou no futuro,longe do lugar em que se encontra,enredado em tristezas,escrúpulos ou preocupações.Sonha acordado.Vida exageradamente subjetiva.



Na Afetividade:
Impressionalidade,irritabilidade,temores ou desejos excessivos e persistentes.Desgostos,ansiedade,sentimentos alternados de tristezas ou alegria,de paz ou pertubação,ânimo ou desalento.Sem causa objetiva.Suas idéias e sentimentos não lhe obedecem.



Na Vontade:
Indecisão,abulia,instabilidade,inscontância.A pessoa procede por impulsos,não por deliberação.Como consequência,sentimento de inferioridade ou de impotência e fobia variadíssimas.

Em outras palavras:dualidade penosa e atividade desenfreada,perda do domínio própio.
Para governar os sentimentos é necessário dominar os atos e as idéias,pois a idéia precede e inclina para o ato e os atos e as idéias modificam os sentimentos.


Os sentimentos são uma força anárquica,como o vapor da locomotiva.Nossas idéias e nossa vontade são o maquinista que os utiliza e dirige.
Quantas pessoas Querem,ou lhe parece Querer!!!No entanto,não executam seus propósitos,porque de fato não realizam atos VOLITIVOS:Não sabem utilizar essa força imensa que chamamos "VONTADE".
Aprender ou Reaprender controlar as idéias,para que as energias não se esgotem por falta de UNIDADE PSÍQUICA.
Reeducar a Receptividade,esforçando-se por ter Sensações e Atos Conscientes e Voluntários,com o descanso e a paz que daí resultam.
Conseguir o Domínio dos Pensamentos,de coisas sensíveis,concretas ou abstratas,até chegar a Pensar quando Quisermos e no que Quisermos,e a desviar a atenção do que nos incomoda ou prejudica,Reeducando para isto a EMISSIVIDADE INTELECTUAL.




Poder pensar clara e livremente na AÇÃO que projetamos e nos motivos ou bens que com ela pretendemos,poder Querê-la de verdade e passar a execução ainda sob a repugnância ou temor subconsciente!!!
E com o Pensamento e a Vontade dominados,poderemos modificar e controlar os Sentimentos e Emoções.SER SENHORES DE NÓS MESMOS.
(fontes:Controle Cerebral E Emocional*Narciso Irala)

Provérbio Chinês:
Um Caminho.......se não o percorres,nunca o findarás.
Um Negócio.........se o deixares,não prosperará.
Um Homem..........se não o educares,não será bom.
Um Sino...............se não o tocares,nunca soará.


Procure a Terapia Holística!
Profissão para equilibrar sua Saúde Física,Mental e Espiritual!!!

COISAS D'ALMA
nosso eu interior
Fernanda Tomaz

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grata pelo contato.
Responderei brevemente.
Fraternos Abraços