sábado, 2 de novembro de 2013

Autoconhecimento & Equilíbrio


Pratiquemos conscientemente.

Todos podemos desenvolver e os benefícios são incontáveis, pois o autoconhecimento nos leva a desenvolver o equilíbrio psicológico que por sua vez nos auxilia nas tomadas de decisões mais sensatas e assertivas.
Todo ser equilibrado conta com um sensor interno focado na realidade da vida,todo ser ajustado consigo mesmo e com seu mentor interno não se deixa persuadir por qualquer apelo externo,não se deixa levar, ele está no comando de sua vida,assim sendo,pode escolher como agir diante de cada situação que a vida coloca no seu caminho,seja ela negativa ou positiva.

"Muitos acreditam que ser equilibrado é não deixar se afetar pelos acontecimentos negativos da vida. Especialistas,porém,afirmam que permanecer frio e impassível diante das tragédias e ser imune aos problemas não é sinônimo de equilíbrio. 

O ideal é responder harmônica e proporcionalmente aos fatos ocorridos.
 “Quem está equilibrado emocionalmente é capaz de se indignar com algo ultrajante,mas ao mesmo tempo é capaz de se defender quando é desrespeitado,assim como é capaz de ser generoso,ficar feliz,triste e usar o medo como um mecanismo de defesa e não negá-lo. 
O importante é entrar e sair de cena no momento certo”,explica a psicóloga Tania Theodoro.

Segundo a especialista, as pessoas,normalmente,conseguem identificar como reagir em cada situação imposta pela vida. 

O difícil,porém,é perceber e lidar com os acontecimentos quando se perde o equilíbrio.

E são nos momentos explosivos que as pessoas acabam perdendo suas referências,reagem em excesso ou deixam de reagir. 

Junto com esse processo,o desequilíbrio emocional facilita o surgimento de sintomas como stress,ansiedade generalizada,doenças físicas e emocionais. 
É nessa hora que o indivíduo deve refletir sobre a forma como se relaciona com as pessoas do seu círculo social,além de aprender a respeitar as diferenças de cada um e os seus limites."

“Encontrar o nosso equilíbrio é uma jornada pessoal. 

Quando estamos equilibrados psicologicamente podemos decidir o que realmente queremos”.

Fraternos Abraços

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grata pelo contato.
Responderei brevemente.
Fraternos Abraços